Apr 25, 2007

Alan Moore

"Stephen King certa vez escreveu que a ficção de horror é basicamente reacionária, diz Alan Moore. King queria dizer que a ameaça neste tipo de ficção sempre vem de fora, e que perto do fim da história a ameaça tem de ser destruída, e a realidade e a vida normal tem de ser reafirmadas.
Eu penso que essa idéia pode ser verdadeira para a ficção de Stephen King, ele continua, ou ela pode ser verdadeira para muitas das ficções de horror americanas. Mas se você pegar um escritor inglês de horror com Clive Barker ou eu mesmo, há a sensação em nosso trabalho de que o horror já aconteceu. Nós imaginamos se também somos o monstro ou se estamos criando o monstro de alguma maneira. De um modo ou de outro, o horror vem de dentro: de nossa luxúria, de nosso medo, de nossa dor - todas as coisas das quais nós não tratamos ou reparamos completamente. E até nós podermos entender isto, você pode jamais estar livre dos monstros. "
( Alan Moore - Entrevista para a revista Rolling Stone de 1987 )

Esse é Alan Moore.
Escritor Inglês, residente de Northampton, com certeza um dos melhores roteiristas de histórias em quadrinhos do mundo!
Aí vai um time line com a vida dele para vocês terem uma idéia. Depois a gente dá uma remexida maior em algumas coisas...
LINHA DO TEMPO

1982
Começado a trabalhar para a Warrior Magazine, produzindo Marvelman e V de Vingança. A revista foi cancelada e as histórias ficaram inacabadas.

1983
Começa a trabalhar para a DC comics com a série A Saga do Mostro do Pântano, o seu primeiro trabalho americano.

1985
Submete uma proposta que envolve os personagens da Charlton Comics. Modifica a proposta que acabou se tornando a série Watchmen.

1985
A série Miracleman (antes Marvelman) é reimpressa pela Eclipse Comics.
1986
Escreve a última história do Super-homem pré-crise.

1988
A Piada Mortal chega finalmente as bancas americanas. O artista Brian Bolland levou 2 anos para completá-la.

1989
Escreve Brought to Light (Trazido à Luz) e começa a escrever a série Do Inferno.

1993
Sentindo-se arrependido após os efeitos produzidos pela série Watchmen, Moore retorna aos quadrinhos populares com com 1963 para a Image Comics. A série permanece inacabada.

1995
Se torna o escritor regular de WildC.A.T.s.

1995
Executa a peça The Birth Caul em Tyne, Inglaterra.

1996
Voice of the Fire (A Voz do Fogo), o primeiro livro de Moore, é publicada na Inglaterra, com revisões incorporadas.

1996
Uma proposta rejeitada que Moore tinha submetido à DC Comics em 1987, chamada O Crepúsculo do super-heróis aparece na Internet. A DC força o fechamento do site oficial da proposta. Uma série semelhante à proposta, O Reino do Amanhã, também chega em 1996, com grande sucesso.

1996
Toma o comando da autoria da série Supreme, com entusiasmadas revisões.

1998
A Awesome Entertainment abre falência e termina a série Supreme. A série retorna em 1999, com uma esporádica distribuição.

1999
Cria America's Best Comics (Os Melhores quadrinhos da América), sob a bandeira da WildStorm. A WildStorm é vendida depois à DC Comics. Já tendo feito um contrato com a WildStorm, Moore se sente obrigado a honrar o acordo e não se retira. Tecnicamente, ele está novamente com a DC Comics, embora não tenha com ela nenhum contato direto.

2001
O filme Do Inferno é lançado nos cinemas. A película é baseada na série homônima de Moore e Eddie Campbell.

2002
O segundo volume de A Liga dos Cavalheiros Extraordinários é lançada nos EUA


Então? Deu pra sentir o currículo desta criatura??
Então vou dar uma sinópse de alguns dos títulos mais aclamados:


V de Vingança


Não preciso dizer nada não é?? é só você ter lido ( eu sei que leu!) a matéria anterior que com certeza vai ficar por dentro desta obra prima de Alan Moore!!!



Watchmen


Como seria o mundo se realmente existissem super-heróis?
Tudo começa com um vigilante mascarado, Justiceiro Encapuzado (Hooded Justice), que nos anos trinta resolve lidar com criminosos. Logo a idéia se espalha e novos combatentes surgem: Espectral (Silk Spectre), Coruja (Nite Owl), Capitão Metrópolis, Comediante, Silhouette, Dollar Bill, Mariposa (Mothman). Nenhum deles possui super poderes, para combater o crime utilizam força, agilidade e inteligência. Todos são simples seres humanos com problemas de todos os tipos, das dúvidas existenciais à falta de dinheiro. O grupo de heróis organiza-se sob o nome de Minutemen (Homens-Minuto) e trabalha junto com as inevitáveis crises pelo meio. O Comediante tenta estuprar Espectral e é impedido por Justiceiro Encapuzado, que é acusado de ser um homossexual sadomasoquista. Silhouette é expulsa dos Minutemen após de revelar publicamente suas preferências lésbicas, tempos depois morre na miséria, assassinada por um vilão sem importância. Espectral abandona o grupo para se casar com seu agente comercial. Minutemen se desfaz às vésperas da década de 50. Na ausência dos velhos heróis, novas figuras mascaradas vão surgindo.Mas o destaque na nova geração é, Dr. Manhattan, o único a possui super poderes. Jon Osterman, PhD em física atômica, sofre um acidente e é desintegrado, três meses depois, seu corpo desaparecido começa a se recompor aos poucos até que reaparece de pele azulada e poderes incríveis, quase divinos. Batizado de Dr. Manhattan pelo governo americano, ele é capaz de estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, viajar no tempo, controlar a matéria com o pensamento.


From Hell
From Hell é uma obra que remonta de uma forma como só Moore poderia fazer, os crimes cometidos por Jack o Estripador, na Inglaterra Vitoriana. Moore faz ótimos links sobre o pensamento social da época, a utilização de drogas para resultados místicos e a Maçonaria.
É muito bom!!



A Liga Extraordinária


Londres, 1898. A Era Vitoriana chega ao fim e o século XX se aproxima. É uma época de grandes mudanças e de estagnação, um tempo de completa ordem e caos total. Uma era em busca de campeões!Allan Quatermain, Capitão Nemo, Hawley Griffin, Dr. Henry Jekyll, Sr. Edward Hyde e a Srta. Mina Murray são esses campeões e, juntos, formam a Liga Extraordinária. Recrutados pelo enigmático Campion Bond, sob ordens do misterioso "M", estes seis aventureiros trabalham a serviço do império britânico e deverão deter a todo custo o nefasto "Doutor", que pretende dominar a Inglaterra e... o mundo!


Por enquanto a gente fica por aqui, mas eu volto a falar sobre Alan Moore e sobre sua obra, principalmente Watchmen. É só esperar!!!
Grande Abraço

Apr 22, 2007

Vi Veri Venversum Vivus Vici





Remember, remember, the 5th of November
The gunpowder, treason and plot;
I know of no reason, why the gunpowder treason
Should ever be forgot."



Mantendo a linha de pesquisa a respeito de cinema cyberpunk distópico, acho importante fazer algum comentário a respeito do filme V de Vingança, lançado nos cinemas em 2006, e produzido pelos Irmãos Wachowski ( sim os mesmos de Matrix... ) .





O filme fala de um futuro distópico, passado no Reino Unido, onde um anarquista tenta destituir um governo totalitário e fascista chamado Nórdica Chama. As semelhanças deste governo com o Nazismo são gritantes: desde o poder sobre a mídia, até a manutenção de campos de concentração.

Merece ser citado pois é mais um que traz a tona a grande questão do Grande Irmão, levantada por George Orwell no clássico 1984. Desta forma, coloca um povo que por medo ( influência direta da mídia, que é controlada pelo governo) aceita a ascenção de um regime totalitário para "sua proteção". O que esse regime retira em primeiro lugar? o poder de pensar. Em segundo? a vontade de pensar e lutar! Revelando assim o que acontece quando ideias libertários se disseminam livremente. Formula simples, porém com roteiro primoroso! Fora toda essa relação, ele se torna extremamente contemporâneo em suas citações, se pararmos para analizar os acontecimentos mundiais da ultima década.









V de Vingança é inicialmente ( e primordialmente ) uma história em quadrinhos, criada por Alan Moore e desenhada por David Lloyd. Foi publicado originalmente entre 1982 e 1983 em preto e branco pela editora britânica Warrior, mas não chegou a ser finalizado. Em 1988, incentivados pela DC Comics, Moore e Lloyd retomaram a série e a concluíram com uma edição colorida.





Alan Moore

Alan Moore é autor de muitas outras obras de peso como Watchmen, From Hell (com versão para o cinema também), O monstro do Pantano, entre outras.














Se quiser saber mais sobre ele e sua obra, dá uma conferida no seguinte site:






















Vi Veri Venversum Vivus Vici


(Tradução do latim: Pelo Poder da Verdade, Eu, Ainda Vivo, Conquistei o Universo).




Rafael Vianna









Apr 13, 2007

Alguns Trabalhos...

Após algum tempo de silêncio, para reformulação do Progrom Tecnicista, vai aí uma série de trabalhos meus de diversos períodos de produção artística. Diversas técnicas, releituras e acima de tudo: muita experimentação!


O que importa realmente é o fazer artístico e o prazer (arcádia??!) estético que o fazer proporciona!

Enjoy!!!

Rafael Vianna